domingo, 30 de janeiro de 2011

Será este país tão igual de norte a sul que não justifique medidas de gestão local?

Será este país tão igual de norte a sul que não justifique medidas de gestão local?
No caso da Educação é legitimo perguntar se o País apresenta características uniformes ao longo de todo o seu território, visto de sul para norte, do interior para o litoral, o até da sua efectiva distância da capital?
A primeiro ideia que nos assalta é a da ausência de dados actualizados a nível regional (conhecido como NUT II  ou NUT III, quer se trate do nível da região ou do Concelho) que nos permitam perceber como estamos ao longo do território. veja-se por exemplo os resultados recentes do PISA (Programa de avaliação das competências no âmbito da leitura, matemática e conhecimento cientifico de alunos com 15 anos realizado em vários países do mundo) demonstrando um claro ganho nas competência dos alunos portugueses não permitem conhecer estes desempenhos a nível regional. mas o mesmo inquérito em 2000 demonstrava uma clara distância entre os desempenhos dos alunos da região Norte (muito abaixo da média nacional e da OCDE) dos alunos da região de Lisboa e Vale do Tejo. 
A recente reorganização da rede escolar 2010/2011 (18/08/2010) determinou o encerramento de 701 escolas, das quais 385 eram da região Norte. Em contrapartida, abrem 102 novos centros escolares - Escolas de 1º ciclo e jardins de infância -, estando previstos até final de 2013, 298 novos centros escolares (correspondendo a um investimento de 282 milhões de euros de comparticipação comunitária e 118 milhões de euros assumidos pelos municípios). Na região Centro, o encerramento de  152 escolas teve como contra-partida a abertura de 151 novos centros escolares . Na região de Lisboa e Vale do Tejo o encerramento de 121 escolas é compensado com a abertura de 119 novos centros escolares. 
Ainda podemos pensar que o país é todo igual? Realidades diferentes não merecerão análises, ponderações e politicas diferenciadas?

Por Paulo Fernandes

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